Informações
Os docentes receberam na semana pedagógica a professora Vera Bahiense, a qual realizou uma palestra sobre as Novas Bases Curriculares e Metodologia Ativa. Após essas informações o professor de Biologia elaborou um plano de aula utilizando metodologia ativa (Rotação de Estações) dentro da temática vírus e monera. Dentro desse contexto, as aulas de Biologia, em 2018 serão diferentes e especiais para a turma do 3º Ano do Ensino Médio. Nas primeiras aulas do ano, os alunos estiveram envolvidos na metodologia ativa, procedimento utilizado pelas melhores escolas da Finlândia e de São Paulo onde diferentes ferramentas de EAD são utilizadas. O objetivo da aplicação dessa metodologia é envolver e contextualizar os conteúdos em sala de aula. Lembrando que esse modelo de ensino é uma inovação permitindo a utilização de celulares, com tempo controlado, em sala de aula.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157666756374078Os alunos do Quarto Ano, construíram durante a aula de Ciências, a miniatura de um vulcão. Foi um momento de análises, muitas descobertas, elaboração de hipóteses.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157692746984061A turma do 1º Ano B realizou a montagem de uma garrafa sensorial. Através desta atividade as crianças exploraram as cores, formas e possibilidades sensoriais.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157688814760060A reunião de pais do Quarto Ano resultou em muito carinho.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157664702442817As alunas do 2º Ano do Ensino Médio do CLAK, Cassia Eduarda Gottschalk e Ketllyn Veridiana da Silva Bueno , autoras do projeto de pesquisa “PEGY : Geração de Energia Limpa” estão em São Paulo participando da 16ª FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que ocorre na Escola Politécnica da USP. As alunas estão acompanhadas pelo professor de Física e orientador do projeto, Jair Carlos Muller. O projeto PEGY: GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA foi apresentado em várias mostras e feiras estudantis da nossa região, em 2017 e, recebeu premiação e ou destaque especial, credenciando-o para participação na feira paulistana. A FEBRACE apresenta projetos criativos, muitas vezes inovadores, que mostram o quanto os jovens são capazes de desenvolver soluções para problemas diversos usando metodologia e conhecimento científico ou tecnológico. O objetivo dessa Feira é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas Neste ano, a FEBRACE conta com a participação de 346 projetos feitos por estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares do Brasil. Esses finalistas foram selecionados entre mais de 2.250 mil projetos recebidos pela comissão organizadora da Feira . Cerca de um terço dos projetos apresentados estão relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, biodiversidade O projeto das alunas do CLAK, consiste na criação de um dispositivo a partir de uma placa de Peltier, capaz de gerar energia de forma limpa e sustentável. A energia elétrica contitui um sistema essencial e indispensável em ,praticamente ,todas as atividades do cotidiano, porém os recursos para a produção de energia vêm se esvaindo e a poluição gerada durante a mesma apenas aumenta, tornando-se um problema ambiental e social.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157692728846781Os Primeiros Anos montaram um alfabeto utilizando rótulos de produtos. Nessa atividade , observavam a letra inicial do produto e após colavam a embalagem no cartaz , ao lado da letra correspondente.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157666726297228Alunas do 2 Ano do EM - Cassia Gottschalk e Ketlyn da Silva Bueno, estão em São Paulo para apresentar o trabalho - PEGY - geração de energia limpa, na FEBRACE ( FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA). A Feira ocorre de 13 a 15 de março na Escola Politécnica da USP. Elas foram acompanhadas pelo professor de Física e orientador do projeto, Jair Carlos Muller.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157694439102095Os alunos do Pré 1 comemoram - é hora do lanche que hora tão feliz!
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157666660263218"Eu sou assim e você?" - os alunos do Pré 1 contaram um pouco de suas histórias trazendo de casa roupas, sapatos, brinquedos, cobertas , bicos e outro acessórios. Eles falaram sobre os objetos, narrando aos colegas ,um pouco de suas recordações.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157692660215501A Turma do 1°ano A realizou uma brincadeira divertida utilizando balões e as letras do alfabeto.Cada amigo foi desafiado a estourar um balão,reconhecer a letrinha e com a ajuda dos colegas escrever uma palavra que inicie com a mesma.O Ditado Estourado é um criativo jeito de reforçar aquilo que já foi ensinado ou um diagnóstico para descobrir o que os pequenos sabem, brincando!
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/sets/72157666489415558Os alunos do Jardim estudaram sobre as cores e realizaram atividades envolvendo o assunto.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157694234288305Na aula de Artes, os alunos do Quarto Ano A tiveram uma experiência única e diferente produzindo e reproduzindo imagens como antigamente.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157693480088924Os alunos do 9º Ano realizaram experiências no Laboratório de Ciências. O objetivo foi iniciar as atividades no ambiente do laboratório, observando as regras técnicas e práticas, para utilização deste espaço. Os alunos estavam concentrados e realizaram com excelência suas tarefas.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157693480526544Primeiros dias de aula! muitos momentos de integração com as crianças do jardim.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157691197989442Muitas atividades de recepção e integração foram realizadas pelos alunos do Quarto Ano A- montagem de plaquinhas com seus nomes, criação do cartaz dos aniversariantes etc..
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157693480491934A turma do 8º Ano produziu a dupla fita de DNA usando balas de goma, palitos e arame. O trabalho foi feito individualmente. Os estudantes ficaram muito felizes pois, durante a atividade, acabaram comendo algumas guloseimas. Foi muito prazeroso!
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157694234889355Os alunos participaram de várias atividades especiais nos primeiros dia de aula visando o acolhimento e integração.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157692445105631A turma do Primeiro Ano B realizou o Ditado Estourado. Através da brincadeira, exploraram os números e suas quantidades.
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157691150104552A pracinha do CLAK foi revitalizada durante as férias para oferecer mais segurança e alegria para as crianças. A pracinha é sempre aquele momento esperado pelas crianças, durante a tarde. Ir brincar na pracinha traz satisfação, desafios e aprendizagens !
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/sets/72157664400817787O 1º Ano B utilizou tampinhas e bambolês para realizar cálculos de adição. Aprender utilizando diferentes recursos fica bem mais fácil e divertido. Momento de muita aprendizagem, diversão e companheirismo !
Fotos disponíveis em: https://www.flickr.com/photos/141926295@N05/albums/72157690629658990