Ligue (51) 3561-2754            

MAIS INFORMAÇÕES


Informações

Mantenedora

Mantenedora

Identificação

A Comunidade Evangélica Luterana Cristo Salvador (CELCS), fundada em 20 de maio de 1959 e tendo adquirido personalidade jurídica em 20 de julho de 1988, é uma comunidade cristã luterana, filiada à Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Ela é sediada na Av. Presidente Vargas, 612, na cidade de Estância Velha, RS, mas sua área de abrangência envolve também Ivoti e Lindolfo Collor.

Fundamentos doutrinários e finalidades

A CELCS é uma comunidade de fé que crê no Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito Santo. Essa comunidade acredita em um só Batismo para perdão dos pecados e espera pela ressurreição dos mortos, conforme ensina o Credo Apostólico.
A CELCS aceita toda Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamentos, como a infalível Palavra de Deus, e subscreve incondicionalmente o Livro de Concórdia de 1580 como interpretação correta das Escrituras.

Responsabilidade administrativa

A CELCS é a mantenedora do Colégio Luterano Arthur Konrath (CLAK), fazendo-se presente no dia-a-dia da Escola através do Conselho Administrativo. Esse Conselho apoia o trabalho da Equipe Diretiva e faz a intermediação entre a Escola e a Congregação.
O Conselho Administrativo, composto por 05 (cinco) membros efetivos e 03 (três) suplentes, é o órgão deliberativo do CLAK, com autonomia operacional, guardando, porém, sujeição hierárquica à diretoria da CELCS. O CLAK e a mantenedora são independentes financeiramente.

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)

Como ramo do luteranismo, sua origem remonta à Reforma Luterana, liderada por Martinho Lutero no século XVI.
No ano de 1900, o Rev. Christian J. Broders veio ao Brasil enviado pela LCMS (Lutheran Church Missouri Synod) para investigar a possibilidade missionária em terras brasileiras. Este envio se deu pelo fato de que o Rev. Johann Brutschin, pastor alemão que atendia a região de Novo Hamburgo e Estância Velha, solicitou que a LCMS enviasse um pastor para cuidar de sua comunidade, já que seu estado de saúde não era bom, e ele precisava retornar para a Alemanha.
Após chegar nesta localidade, o Rev. Broders concluiu que as pessoas nesta região não sentiam a necessidade de uma igreja. Quando estava pronto para retornar aos Estados Unidos, entretanto, ele recebeu a notícia de que havia um grupo de alemães mais ao sul do Rio Grande do Sul que talvez poderiam se interessar mais. Foi então que ele começou o trabalho na localidade de São Pedro, município de Pelotas, Rio Grande do Sul.
Aprovado o trabalho, logo chegaram outros missionários. E em 24 de junho de 1904 foi fundada a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), na atual cidade de São Pedro do Sul, a 30 km de Sta. Maria, RS. Tempos depois, a sede da Igreja se mudou para o Mont’Serrat, em Porto Alegre, onde está até hoje.
A IELB desenvolveu-se e ampliou suas atividades para todos os estados do Brasil, e hoje conta com mais de 930 pastores atendendo 1937 lugares (dados de 2020).

Clique aqui e siga a mantenedora nas redes sociais!




<