Menu


Informações

Quem somos

O Colégio Luterano Arthur Konrath (CLAK), localizado na Rua Treze de Maio, 105, Bairro Lira, em Estância Velha, RS, é uma Escola de Educação Básica mantida pela Comunidade Evangélica Luterana Cristo Salvador ( CELCS ), Comunidade esta filiada à Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) .

O CLAK foi fundado em 22 de outubro 1989. O nome Arthur Konrath foi escolhido em homenagem a um dos fundadores da CELCS, e também grande incentivador do trabalho com educação.
Os dois primeiros anos de atividades do CLAK foram desenvolvidos em salas alugadas. A transferência para o endereço atual deu-se em 1991, para um prédio construído com auxílio da comunidade escolar, o qual foi sendo ampliado gradativamente.

Atualmente, o CLAK oferece os seguintes cursos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além dos cursos regulares, a escola disponibiliza, também, oficinas de teatro e dança e escolinhas esportivas.

Nossa Filosofia

Educar para a vida é considerar não apenas os aspectos intelectuais, pois a sabedoria do homem não é fruto somente dos livros, mas também dos aspectos emocionais, morais e espirituais, fazendo a união do conhecimento com as experiências de vida.

Além disso, toda criança precisa de valores para crescer.

A construção desses valores é resultado das experiências e informações que o Colégio e a família, trabalhando em sinergia, são capazes de oferecer.

O CLAK acredita nos princípios cristãos, como valores que governam a instituição e que deverão governar as nossas vidas. É assim que se aprende no CLAK: respeitando o meio ambiente, fazendo amigos, exercitando a imaginação e a criatividade, construindo valores, expressando emoções, praticando o espírito esportivo e solidário e plantando virtudes para um mundo melhor.

Em resumo, a essência da filosofia do CLAK baseia-se na construção do saber, na consciência ética, na força do trabalho e na fé em Deus Criador, Salvador e Santificador.

Objetivos Pedagógicos

A proposta pedagógica do CLAK é permeada pela intenção de Educar para a Vida em dois sentidos:

Educar para a vida aqui e agora promovendo a formação intelectual, física, emocional, moral e social como base para a preparação para o mundo do trabalho.

Educar para a Vida Eterna, para a Vida plena com Deus através da formação espiritual.

Identidade Visual

Na sua fundação, a Escola adotou como logotipo a Rosa de Lutero, um símbolo característico do movimento protestante da Idade Média que deu origem às Igrejas Luteranas hoje existentes. A Rosa foi desenhada pelo próprio Lutero. No centro está uma cruz negra que lembra o terrível sacrifício de Cristo sobre a cruz por todos os povos. O coração vermelho representa o amor, a alegria e a paz que brotam da fé. A rosa é branca, pois é a cor "de todos os anjos e espíritos santificados". O fundo azul representa a esperança da alegria do céu. O anel de ouro significa que a felicidade do céu não terá fim.

Em 2005, o Colégio Luterano reformulou seu logotipo procurando, contudo, não perder a identidade original. A nova identidade visual preservou a Rosa de Lutero através dos traços básicos de suas pétalas, incorporando a ela, de forma estilizada, três símbolos cristãos, a saber: o peixe, a cruz e a árvore, sendo este último representado por uma folha no interior do peixe. Atendendo a pedidos da comunidade escolar, as cores originais da Escola - marrom e branco - também foram alteradas. O propósito de criar um uniforme com cores mais vivas e a intenção de se manter uma referência com as cores originas é que determinaram a escolha do preto e do laranja. A nova marca e o novo uniforme foram implantados em agosto de 2005.

Mantenedora

Identificação

A Comunidade Evangélica Luterana Cristo Salvador (CELCS), fundada em 20 de maio de 1959 e tendo adquirido personalidade jurídica em 20 de julho de 1988, é uma comunidade cristã filiada à Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), e está localizada na Av. Presidente Vargas, 612, na cidade de Estância Velha, RS. Sua área de abrangência envolve também Ivoti e Lindolfo Collor.

Fundamentos doutrinários e finalidades

A CELCS é uma comunidade de fé que crê no Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito Santo. Essa comunidade acredita em um só Batismo para perdão dos pecados e espera pela ressurreição dos mortos, conforme ensina o Credo Apostólico. A CELCS aceita toda Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamentos, como a infalível Palavra de Deus.

Responsabilidade administrativa

A CELCS é a mantenedora do Colégio Luterano Arthur Konrath (CLAK), fazendo-se presente no dia-a-dia da dia da Escola através do Conselho Administrativo. Esse Conselho apoia o trabalho da Equipe Diretiva e faz a intermediação entre a Escola e a Congregação.
O Conselho Administrativo, composto por 05 (cinco) membros efetivos e 03 (três) suplentes, é o órgão deliberativo do CLAK, com autonomia operacional, guardando, porém, sujeição hierárquica à diretoria da CELCS.

A Igreja Luterana

Como ramo do luteranismo, sua origem remonta à Reforma Luterana, liderada por Martinho Lutero no século XVI.

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)

No ano de 1900, o pastor americano, Rev. Broders – veio ao Brasil para investigar a possibilidade missionária. Ele começou o trabalho na localidade de São Pedro, município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Aprovado o trabalho, logo chegaram outros missionários. E em 24 de junho de 1904 foi fundada a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), na atual cidade de São Pedro do Sul, a 30 km de Sta. Maria, RS.

A IELB desenvolveu-se e ampliou suas atividades para todos os estados do Brasil.

Acesse o blog da mantenedora do CLAK