Menu


Ensino Médio

A proposta pedagógica do Ensino Médio considera as necessidades formativas que um cidadão precisa para enfrentar as mudanças culturais presentes na vida social e nos perfis profissionais e de trabalho do nosso tempo. A atuação educacional, nesse nível de ensino, também contempla as exigências relacionadas ao acesso a níveis superiores de ensino, ou seja, o Ensino Médio propõe-se a desenvolver conhecimentos que sejam funcionais para os alunos, não apenas no contexto acadêmico, mas também em sua vida cotidiana. Além disso, a dimensão espiritual é tida como essencial ao ser humano cuja formação é promovida com base nos princípios cristãos.

Formação Abrangente

Fazer da Escola um espaço democrático e harmônico, onde o aluno aprenda a conviver, a participar, a desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a formação física e intelectual e receber orientação vocacional. Essa é a formação do CLAK. Por isso, incentivamos a prática de esportes e as manifestações artísticas em todas as suas linguagens, bem como a participação em projetos que promovam a descoberta de habilidades e interesses voltados para o mercado de trabalho e formação acadêmica. Por meio dessas atividades, o aluno desenvolve espírito de equipe, quesitos de liderança, determinação, disciplina, respeito às regras e amizade, além de uma percepção mais abrangente do mundo, facilitando o convívio social e promovendo escolhas significativas para sua vida futura. O CLAK oferece várias atividades complementares. São atividades esportivas, culturais e religiosas, de informática, de música, de incentivo à leitura, de ensino de idiomas, de palestras e exposições dentro da Escola, com segurança e comodidade para pais e alunos. Para o desenvolvimento dessas atividades, o CLAK dispõe de estrutura física adequada, com os seguintes espaços: salas de aula amplas e arejadas, ginásio, pátio, laboratórios de informática e de biologia, física e química, biblioteca, cantina e área coberta.

O Material Didático

O material didático utilizado no Ensino Médio é fornecido pelo Sistema Positivo de Ensino com quem o CLAK é conveniado. Conforme afirmam seus autores, os livros integrados exploram situações nas quais o objeto de estudo é apresentado a partir de diferentes perspectivas referenciais. O projeto de cada área considera o fato de estarmos diante de uma sociedade da informação, portanto os alunos não necessitam somente de mais informações, mas precisam aprender a organizá-las, interpretá-las e dar-lhes sentido. Também se considera a multiplicidade da produção científica, surgindo a necessidade de apresentar a relatividade das teorias e a existência de diversas interpretações. Essas interpretações é que nos impelem a aprender a construir um conceito próprio.

Os materiais de referência disponibilizados para cada ano de estudos são:

a) 04 livros organizados de forma bimestral:

Essa forma de organização apresenta a vantagem de o aluno não precisar transportar muitos livros e permite aos professores e coordenadores da Escola acompanharem de maneira efetiva o ritmo de ensino programado. Outro importante diferencial do livro didático integrado é que apresenta links com o www.portalpositivo.com.br, o que permite maior interatividade e melhor aprendizado.

Diversidade

A humanidade se compõe de uma variedade de culturas, símbolos, comportamentos e conhecimentos. Durante sua história, o homem desenvolveu particularidades que caracterizam sua região. Determinada região, em certo período, criava tendências que eram reproduzidas ou influenciavam outros grupos dentro dos seus limites geográficos. Atualmente os limites geográficos não são mais barreiras para a disseminação dessas influências culturais, mas, apesar disso, os povos e pessoas mantêm suas tradições e muitos de seus costumes. A transposição do tempo nos dirá se essas diferenças se manterão dentro do limite geográfico onde se originaram, se espalhar-se-ão por outras partes do mundo, ou ainda, se serão assimiladas em uma cultura global.

O Positivo oferece condições para um encontro produtivo dos alunos com as teorias e as idéias, com os conhecimentos observados e vividos

b) Portal Positivo: www.portalpositivo.com.br

O Portal Positivo, em parceria com o Livro Integrado, foi concebido para subsidiar atividades de pesquisa, produção e comunicação dos alunos, professores e comunidade escolar. Ele cria condições para que haja um ambiente de interação propício à socialização com as comunidades virtuais de aprendizagem.

c) Materiais complementares:

São utilizados também o material específico para o Ensino Religioso e outros complementares que agregam qualidade e diversidade ao processo ensino-aprendizagem.