Menu


Educação Infantil

A proposta pedagógica para este nível de ensino prevê uma ação educativa que trabalha a criança em sua globalidade. As situações de ensino, permeadas pela ludicidade, segurança, atenção e afetividade dos nossos educadores, são organizadas de modo que as atividades e as experiências de aprendizagem sempre tenham um objetivo e um valor educativo. Para isso, as áreas lingüísticas, motoras, de equilíbrio pessoal, de inserção social e de relação interpessoal são tratadas como capacidades humanas que o projeto educativo tem como finalidade desenvolver. Além disso, a dimensão espiritual é tida como essencial ao ser humano cuja formação é promovida com base nos princípios cristãos.

Nesse nível as práticas de ensino e aprendizagem envolvem os processos de:

» conhecimento dos sistemas simbólicos explorados nessa faixa etária;
» habilidades e estratégias de busca de respostas e exploração de mundo, características dos diversos eixos de conhecimentos;
» seleção e organização das informações trabalhadas;
» desenvolvimento de estratégias diferenciadas de resolução de problemas;
» respeito e prática dos valores que direcionam as relações entre as pessoas, os comportamentos individuais e em grupo.

Com sua proposta de ação educativa, o trabalho na Educação Infantil remete à construção da identidade por intermédio das experiências que professores e alunos estabelecem com o meio físico, bem como através da vivência de momentos de cunho espiritual fundamentados nos princípios cristãos.

Formação abrangente

Fazer da Escola um espaço democrático e harmônico, onde o aluno aprende a conviver, a participar, a desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a formação física e intelectual: essa é a formação do CLAK. Por isso, incentivamos a prática de esportes e as manifestações artísticas em todas as suas linguagens. Por meio dessas atividades, o aluno desenvolve espírito de equipe, quesitos de liderança, determinação, disciplina, respeito às regras e amizade, além de uma percepção mais abrangente do mundo, facilitando o convívio social. O CLAK oferece várias atividades complementares. São atividades esportivas, lúdicas, culturais, de informática, de música, de incentivo à leitura, de ensino da língua inglesa, que ocorrem dentro da Escola, com segurança e comodidade para pais e alunos. Para o desenvolvimento dessas atividades, o CLAK dispõe de estrutura física adequada, com os seguintes espaços: salas de aula amplas e arejadas, “playground”, ginásio, pátio, laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, cantina e área coberta.

Organização

A Educação Infantil atende crianças de 03 a 05 anos e está organizada em 03 Níveis denominados Jardim, Pré 1 e Pré 2 . A faixa etária indicada para cada nível é a seguinte:

» Jardim: 3 anos completos no início do ano letivo
» Pré 1: 4 anos completos no início do ano letivo
» Pré 2: 5 anos completos no início do ano letivo

O Material Didático da Educação Infantil

a) Livros Integrados:

A metodologia de ensino está contemplada também nos livros didáticos integrados fornecidos pelo Sistema Positivo de Ensino, com quem o CLAK é conveniado. Esses livros são especialmente elaborados respeitando, em cada disciplina e também entre elas, uma seqüência progressiva dos conteúdos. O Jardim utiliza dois livros por ano. Para o Pré 1 e para o Pré 2 são disponibilizados quatro livros por ano, os quais são permanentemente atualizados.

Essa forma de organização apresenta a vantagem de o aluno não precisar transportar muitos livros e permite aos professores e coordenadores da Escola acompanharem, de maneira efetiva, o ritmo de ensino programado. Outro importante diferencial do livro didático integrado é que apresenta “links” com o www.portalpositivo.com.br, o que permite maior interatividade e melhor aprendizado.

Diversidade

A humanidade se compõe de uma variedade de culturas, símbolos, comportamentos e conhecimentos. Durante sua história, o homem desenvolveu particularidades que caracterizam sua região. Determinada região, em certo período, criava tendências que eram reproduzidas ou influenciavam outros grupos dentro dos seus limites geográficos. Atualmente os limites geográficos não são mais barreiras para a disseminação dessas influências culturais, mas, apesar disso, os povos e pessoas mantêm suas tradições e muitos de seus costumes. A transposição do tempo nos dirá se essas diferenças se manterão dentro do limite geográfico onde se originaram, se espalhar-se-ão por outras partes do mundo, ou ainda, se serão assimiladas em uma cultura global.

Nessa fase decisiva para a formação da personalidade e para o desenvolvimento intelectual, emocional e social, trabalham-se a reflexão de valores e virtudes, bem como o prazer pela ampliação das descobertas e do saber.

Além dos livros didáticos do Positivo, que são encadernados com espiral pela comodidade do manuseio, o CLAK também utiliza outros materiais de apoio, ao mesmo tempo em que desenvolve projetos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

b) Portal Positivo: www.portalpositivo.com.br

O Portal Positivo, em parceria com o Livro Integrado, foi concebido para subsidiar atividades de pesquisa, produção e comunicação dos alunos, professores e comunidade escolar. Ele cria condições para que haja um ambiente de interação propício à socialização com as comunidades virtuais de aprendizagem.

c) Materiais complementares:

São utilizados também o material específico para o Ensino Religioso e outros complementares que agregam qualidade e diversidade ao processo ensino-aprendizagem.