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Ensino Fundamental - 5º ao 9º ano

De um modo geral, podemos dizer que a Segunda Fase do Ensino Fundamental privilegia os aspectos tratados na fase anterior, aprofundando-os por meio do desenvolvimento de relações entre conhecimentos, os quais surgem pela necessidade de dar respostas a situações significativas de ensino.

Nesse nível de ensino, os educandos são envolvidos em situações nas quais articulam fatos, conceitos, princípios, valores, atitudes, normas e procedimentos. Além disso, a dimensão espiritual é tida como essencial ao ser humano, cuja formação é promovida com base nos princípios cristãos.

Formação Abrangente

Fazer da Escola um espaço democrático e harmônico, onde o aluno aprenda a conviver, a participar, a desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a formação física e intelectual. Essa é a formação do CLAK. Por isso, incentivamos a prática de esportes e as manifestações artísticas em todas as suas linguagens. Por meio dessas atividades, o aluno desenvolve espírito de equipe, quesitos de liderança, determinação, disciplina, respeito às regras e amizade, além de uma percepção mais abrangente do mundo, facilitando o convívio social.

O CLAK oferece várias atividades complementares. São atividades esportivas, culturais e religiosas, de informática, de música, de incentivo à leitura, de ensino da língua inglesa, dentro da Escola, com segurança e comodidade para pais e alunos. Para o desenvolvimento dessas atividades, o CLAK dispõe de estrutura física adequada, com os seguintes espaços: salas de aula amplas e arejadas, ginásio, quadras poliesportivas, laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, cantina e área coberta.

O Material Didático

O material didático utilizado na Segunda Fase do Ensino Fundamental é fornecido pelo Sistema Positivo de Ensino com quem o CLAK é conveniado. Conforme afirmam seus autores, a intencionalidade dos processos de ensino presentes no material didático aponta para o desenvolvimento da inteligência, para autonomia dos alunos resolverem problemas, para a maturidade social que favorece relacionarem-se mais plenamente com os outros. Pensando ainda no compromisso científico e de formação humana da escola, as seqüências didáticas elaboradas permitem que os alunos aprendam explicitar racionalmente os fenômenos naturais e sociais e a agir sobre eles. Outro foco importante desta fase de ensino direciona-se para a necessidade de os alunos acentuarem a comunicação e a expressão de forma coerente e sensível diante do mundo, para tanto, explora-se o diálogo com todas as formas de arte. Os materiais de referência disponibilizados para cada ano de estudos são:

a) 04 livros organizados de forma bimestral:

Essa forma de organização apresenta a vantagem de o aluno não precisar transportar muitos livros e permite aos professores e coordenadores da Escola acompanharem de maneira efetiva o ritmo de ensino programado. Outro importante diferencial do livro didático integrado é que apresenta “links” com o www.portalpositivo.com.br , o que permite maior interatividade e melhor aprendizado.

Diversidade

A humanidade se compõe de uma variedade de culturas, símbolos, comportamentos e conhecimentos. Durante sua história, o homem desenvolveu particularidades que caracterizam sua região. Determinada região, em certo período, criava tendências que eram reproduzidas ou influenciavam outros grupos dentro dos seus limites geográficos. Atualmente os limites geográficos não são mais barreiras para a disseminação dessas influências culturais, mas, apesar disso, os povos e pessoas mantêm suas tradições e muitos de seus costumes. A transposição do tempo nos dirá se essas diferenças se manterão dentro do limite geográfico onde se originaram, se espalhar-se-ão por outras partes do mundo, ou ainda, se serão assimiladas em uma cultura global.

Os alunos do CLAK aprendem a explorar a sua capacidade de aprendizagem para ampliar as suas formas de ler e compreender o mundo que os cerca.

b) Portal Positivo: www.portalpositivo.com.br

O Portal Positivo, em parceria com o Livro Integrado, foi concebido para subsidiar atividades de pesquisa, produção e comunicação dos alunos, professores e comunidade escolar. Ele cria condições para que haja um ambiente de interação propício à socialização com as comunidades virtuais de aprendizagem.

c) Materiais complementares:

São utilizados também o material específico para o Ensino Religioso e outros complementares que agregam qualidade e diversidade ao processo ensino-aprendizagem.