Menu


Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano

Nesse nível de ensino, as premissas fundamentais para a articulação dos saberes das diversas áreas de conhecimento escolar favorecem uma aprendizagem significativa e funcional. Permeado pela segurança, ludicidade, atenção e afetividade dos nossos educadores, o conjunto de ações didáticas previsto enriquece o cotidiano de sala de aula instigando a curiosidade, possibilitando a investigação e propiciando a articulação dos conhecimentos. Essas ações foram planejadas e concebidas para favorecer a interação de três tipos de contexto (cognitivo, moral e socioafetivo) bem como o próprio desenvolvimento do aluno. Além disso, a dimensão espiritual é tida como essencial ao ser humano cuja formação é promovida com base nos princípios cristãos.

Quanto aos contextos de desenvolvimento, são privilegiadas as seguintes questões:

» desenvolvimento Cognitivo: conhecimento conceitual, raciocínio e capacidade de decisão e as habilidades de linguagem e representação.
» desenvolvimento Moral: valores e crenças fundamentados nos princípios cristãos.
» desenvolvimento Socioafetivo: auto-estima, empatia e relações interpessoais.

As interações desses três domínios, cognitivo, moral e socioafetivo, são responsáveis pelas formas de organização do pensamento e das ações.

Formação Abrangente

Fazer da Escola um espaço democrático e harmônico, onde o aluno aprenda a conviver, a participar, a desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a formação física e intelectual. Essa é a formação do CLAK. Por isso, incentivamos a prática de esportes e as manifestações artísticas em todas as suas linguagens. Por meio dessas atividades, o aluno desenvolve espírito de equipe, quesitos de liderança, determinação, disciplina, respeito às regras e amizade, além de uma percepção mais abrangente do mundo, facilitando o convívio social. O CLAK oferece várias atividades complementares. São atividades esportivas, lúdicas, culturais, de informática, de música, de incentivo à leitura, de ensino da língua inglesa, dentro da Escola, com segurança e comodidade para pais e alunos. Para o desenvolvimento dessas atividades, o CLAK dispõe de estrutura física adequada, com os seguintes espaços: salas de aula amplas e arejadas, “playground”, ginásio, pátio, laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, cantina e área coberta.

O Material Didático

O material didático de caráter geral utilizado na Primeira Fase do Ensino Fundamental é fornecido pelo Sistema Positivo de Ensino com quem o CLAK é conveniado.

No que se refere ao convênio com o Grupo Positivo, para cada ano de estudos são disponibilizados:

a) 04 livros integrados:

Essa forma de organização apresenta a vantagem de o aluno não precisar transportar muitos livros e permite aos professores e coordenadores da Escola acompanharem de maneira efetiva o ritmo de ensino programado. Outro importante diferencial do livro didático integrado é que apresenta links com o www.portalpositivo.com.br , o que permite maior interatividade e melhor aprendizado.

Diversidade

A humanidade se compõe de uma variedade de culturas, símbolos, comportamentos e conhecimentos. Durante sua história, o homem desenvolveu particularidades que caracterizam sua região. Determinada região, em certo período, criava tendências que eram reproduzidas ou influenciavam outros grupos dentro dos seus limites geográficos. Atualmente os limites geográficos não são mais barreiras para a disseminação dessas influências culturais, mas, apesar disso, os povos e pessoas mantêm suas tradições e muitos de seus costumes. A transposição do tempo nos dirá se essas diferenças se manterão dentro do limite geográfico onde se originaram, se espalhar-se-ão por outras partes do mundo, ou ainda, se serão assimiladas em uma cultura global.

As crianças das séries iniciais do CLAK aprendem que, na Escola, é possível explorar o mundo, mas para isso precisam de esforço, aplicação, espírito prático e paciência.

b) Portal Positivo: www.portalpositivo.com.br

O Portal Positivo, em parceria com o Livro Integrado, foi concebido para subsidiar atividades de pesquisa, produção e comunicação dos alunos, professores e comunidade escolar. Ele cria condições para que haja um ambiente de interação propício à socialização com as comunidades virtuais de aprendizagem.

c) Materiais complementares:

São utilizados também o material específico para o Ensino Religioso e outros complementares que agregam qualidade e diversidade ao processo ensino-aprendizagem.